Bolsonaro diz que pode falar com Trump sobre tarifas: ‘Tenho canal aberto’

  • Por Jovem Pan
  • 02/12/2019 09h30
Alan Santos/PR bolsonaro e trump Presidente norte-americano disse que Brasil e Argentina estão desvalorizando suas moedas

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (2), que, “se for o caso”, conversará com o presidente dos Estados UnidosDonald Trump, sobre o aumento de tarifas sobre aço e alumínio do Brasil e da Argentina. Mais cedo, o presidente norte-americano disse que aumentaria os impostos já que os países “vêm promovendo maciça desvalorização” de suas moedas, “o que não é bom” para produtores agrícolas americanos.

“Vou conversar com Paulo Guedes. Se for o caso ligo para o Trump. Tenho um canal aberto com ele. Converso com Paulo Guedes e depois dou a resposta. Para não ter de recuar, tá ok?”, disse Bolsonaro. A proximidade com Trump é frequentemente apontada pelo governo brasileiro como uma conquista da gestão do presidente.

Entenda

Em uma publicação no Twitter,  Trump afirmou que Brasil e Argentina têm desvalorizado as próprias moedas e, por isso, anunciou que vai retomar tarifas sobre aço e alumínio provenientes dos dois países da América do Sul.

“A desvalorização não é boa para os nossos fazendeiros”, disse o chefe da Casa Branca, acrescentando que o que vem acontecendo com as moedas locais frente ao dólar causa dificuldades para as exportações americanas. “O Fed [Federal Reserve, o banco central americano] precisa agir para que países não tirem vantagem de nosso dólar forte”, completou.

De acordo com a publicação, os efeitos da medida anunciada são imediatos.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.