Bolsonaro e presidente do Paraguai lançam nova ponte da integração em Foz do Iguaçu

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2019 15h21 - Atualizado em 10/05/2019 15h23
Marcos Corrêa/Presidência da República Ponte ligando cidade brasileira a Presidente Franco, no país vizinho, vai custar R$ 456 milhões

O presidente Jair Bolsonaro desembarcou no início da tarde desta sexta (10) em Foz do Iguaçu (PR) para lançar, com o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, a pedra fundamental da segunda Ponte da Integração, ligando os dois países.

A ponte ligando Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no país vizinho, vai custar R$ 456 milhões. Foi assinado documento garantindo repasses de recursos da Itaipu Binacional para custear o projeto desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).

O valor inclui a estrutura da obra, desapropriações e a construção de uma perimetral do lado brasileiro ligando a ponte à BR-277, que retira da área urbana de Foz do Iguaçu o tráfego de caminhões de carga. A previsão de conclusão é de três anos.

O projeto é chamado de segunda ponte em referência à já existente ponte internacional Tancredo Neves, mais conhecida como Ponte da Amizade, ligando a área central de Foz à paraguaia Cuidad del Este.

A construção da nova ponte já foi anunciada pelos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT) em seus respectivos governos, mas não saiu do papel por falta de verba.

Em Foz do Iguaçu, a segunda ponte é reivindicada há 30 anos. A atual está congestionada devido ao tráfego intenso de veículos, mercadorias e pessoas naquela que é considerada a fronteira mais movimentada do Brasil.

Carros e caminhões chegam a levar três horas na travessia para Ciudad del Este. A nova ponte será conectada à Aduana da Argentina, favorecendo a integração também com esse país.

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.