Bolsonaro é ‘refém’ de discurso de campanha no qual pregou mudanças rápidas, afirma Rodrigo Maia

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2019 15h39 - Atualizado em 26/02/2019 15h48
Marcelo Chello/Estadão Conteúdo Presidente da Câmara participou de evento nesta terça em São Paulo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (26) que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), é “refém” do discurso feito em campanha eleitoral, no qual pregou mudanças rápidas para o Brasil. De acordo com o parlamentar, a população tinha “essa expectativa de um novo País, mas as mudanças não são tão rápidas numa democracia, o que é bom”.

Maia também declarou que a política precisa entender a forma como Bolsonaro quer dialogar com o Congresso Nacional em um contexto de necessária aprovação da proposta de reforma da Previdência. “Não tem velha e nova política, tem a política. O problema é a governabilidade da Casa em conjunto, a reforma da Previdência vai ter peso positivo para o governo em 2022 e os deputados querem compreender como isso será dividido.”

O democrata evitou comentar quantos votos o governo teria hoje para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência, contudo admitiu que atualmente o projeto não passaria nem pela admissibilidade da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara sem a articulação necessária vinda do Palácio do Planalto. Para Maia, o governo “tem o PSL [partido de Bolsonaro] na base e não tem mais partido” algum.

“Precisamos trazer uns 10, 12 partidos para a base para ter musculatura. Nós que acreditamos na reforma, vamos ajudar o governo a construir sua base.” O deputado citou o apoio de 70% da população à aposentadoria rural, mas, ao ser indagado sobre bancadas temáticas, afirmou que a agenda do agronegócio não é a da reforma. “A agenda ideológica está nos partidos, onde está a agenda da reforma da Previdência”, explicou.

O deputado disse ter bom diálogo com a oposição e se dispôs a ajudar com esses parlamentares contrários à PEC da Previdência na aprovação da proposta. Ele calculou que o projeto possa tramitar nas comissões da Casa e estar pronto para a votação em plenário entre o final de maio e o começo de junho. Rodrigo Maia disse ainda ter convidado grupo de deputados para ajudá-lo na elaboração de projeto de reforma administrativa na Casa.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.