Bolsonaro se prepara para viajar ao Chile nesta quinta-feira
Após três dias em Washington, nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro se prepara para a viagem que fará ao Chile nesta quinta-feira (21). Ele vai participar, ao lado de chefes de Estados de países da América do Sul, da cúpula que vai marcar o anúncio oficial do Prosul.
O projeto vai substituir a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), paralisada há mais de dois anos. Integram o Prosul Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Panamá e República Dominicana.
Para o Brasil, o projeto da integração é fundamental para ampliar as trocas comerciais e atrair investimentos.
A proposta idealizada pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, tem formato mais enxuto e é menos onerosa às nações integrantes. Os presidentes devem anunciar o aval à nova composição ainda na sexta-feira, após a reunião.
O Prosul não deve manter a atual estrutura da Unasul, que hoje inclui uma sede física em Quito, no Equador, além de secretariados e quadro de funcionários. Isso porque as nações que compõem o Prosul entenderam que a Unasul, da forma como funcionou desde seu lançamento em 2008, perdeu efeitos práticos, mantendo custos, e passou a disputar decisões sobre temas que já são tratados em outras instâncias, como o Mercosul.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.