Bolsonaro sinaliza mudança em teto de gastos: ‘Ou vou ter que cortar a luz dos quartéis’

  • 04/09/2019 11h43
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Bolsonaro jair-bolsonaro.jpg Presidente disse que mudança é uma "questão matemática"

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deu indícios, nesta quarta-feira (4), de que pode apoiar a proposta de flexibilizar o teto de gastos, como defendem militares e integrantes da Casa Civil, incluindo o ministro Onyx Lorenzoni. Questionado se pretende tomar alguma providência para mudar a atual regra, ele sinalizou que alguma alteração será necessária.

“Eu vou ter que cortar a luz de todos os quartéis do Brasil, por exemplo, se nada for feito”, afirmou, acrescentando que as despesas estão subindo e, por isso, a flexibilização se trata de uma “questão matemática”. “Acho que daqui a dois ou três anos vão zerar as despesas discricionárias (gastos de custeio e investimentos). É isso? Isso é uma questão de matemática, nem preciso responder para você, isso é matemática”, continuou.

Relembre

Aprovado pelo Congreso Nacional em 2016, durante o governo do ex-presidente Michel Temer, o teto de gastos tem como objetivo limitar o crescimento das despesas do Orçamento à inflação durante 20 anos. Ou seja: as despesas de 2020 da União não podem aumentar mais do que os gastos e a inflação oficial do país registrada em 2019.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.