Bolsonaro rebate acusações: ‘Tenho preconceito com governador ladrão’

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2019 18h30
DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Presidente esteve na Bahia para inaugurar Usina Solar Fotovoltaica Flutuante no reservatório de Sobradinho

Em visita ao Nordeste nesta segunda-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro disse que não vai negar recursos aos estados da região, desde que os governadores divulguem que são parceiros do governo. Além disso, rebateu mais uma vez críticas sobre uma declaração polêmica feita a governadores locais.

“O que eu quero desses respectivos governadores: não vou negar nada para esses estados, mas se eles quiserem realmente que isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro. Caso contrário, eu não vou ter conversas com eles, vamos divulgar obras junto a prefeituras”, disse.

“Eu não estou aqui para fazer média. Não estou aqui com colegas nordestinos para fazer média. Não existe essa história de preconceito. Agora, eu tenho preconceito com governador ladrão que não faz nada para o seu estado”, completou.

O presidente esteve na inauguração de uma usina de energia que usa painéis solares instalados sobre as águas do Rio São Francisco, em Sobradinho (BA). O governador da Bahia, Rui Costa (PT), não participou. No último dia 23, ele também não havia participado da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista (BA).

“O meu relacionamento é com o povo do Nordeste. Ninguém proibiu o governador de estar aqui. Da vez passada, quando estive em Vitória da Conquista, ele determinou que a Polícia Militar não participasse da nossa segurança. Então quem tem algum preconceito é ele. Se ele viesse aqui seria muito bem vindo. Não teria sido falado nada contra ele, ou hostilizado. Agora quem está com medo de encarar seu próprio povo é ele e não eu”, afirmou Bolsonaro. “Eu não posso admitir que governadores como o do Maranhão e da Paraíba façam politicalha no tocante à minha pessoa.”

Declaração sobre “paraíbas”

O presidente também voltou a negar que tenha criticado os gestores estaduais. “Eu cochichei no ouvido do ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e me referi ao governador da Paraíba e do Maranhão, que eles procuram os nossos ministérios, conseguem coisas como outros, mas chegam em seus respectivos estados e descem a ‘burduna’ em cima de mim”, disse, em referência a uma conversa captada por microfones em que ele critica o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

“Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”, afirmou o presidente na ocasião, sem saber que estava sendo gravado. Para Dino, a referência a “paraíba” foi uma forma pejorativa a se referir aos nordestinos, o que Bolsonaro nega.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.