‘Brasil gasta mais em educação do que países desenvolvidos’, diz Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 04/03/2019 15h15
Presidência da RepúblicaOs números foram apontados por Bolsonaro para criticar o que ele chamou de "prioridades erradas" do Ministério da Educação

Jair Bolsonaro afirmou, através do Twitter, que os gastos do Brasil com educação são superiores aos de países desenvolvidos. A declaração foi feita na manhã desta segunda (4), em uma série de posts do presidente sobre o tema.

“Brasil gasta mais em educação em relação ao PIB que a média de países desenvolvidos”, escreveu. “Em 2003 o MEC gastava cerca de R$30bi em Educação e em 2016, gastando 4 vezes mais, chegando a cerca de R$130 bi, ocupa as últimas posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)”.

Os números foram apontados por Bolsonaro para criticar o que ele chamou de “prioridades erradas” do Ministério da Educação na gestão dos recursos públicos. O presidente afirmou que o titular da pasta, Ricardo Vélez Rodriguez, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, criaram a “Lava-Jato da Educação” para investigar os gastos na área. A ação teria apoio da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.

Bolsonaro ainda disse ter “indícios muito fortes que a máquina está sendo usada para manutenção de algo que não interessa ao Brasil” e que isso pode “acarretar greves e movimentos coordenados prejudicando o brasileiro”, sem dar maiores detalhes sobre as supostas investigações.