Brasil receberá antiviral para combate à varíola dos macacos

Na última sexta-feira, 29, o país registrou a primeira morte pela doença, em Belo Horizonte, em Minas Gerais

  • Por Jovem Pan
  • 01/08/2022 15h56
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration varíola dos macacos Últimos dados no Brasil apontam que já foram registrados 1.066 casos da varíola dos macacos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira, 1º, que o Brasil vai receber um antiviral para combater a varíola dos macacos. Na última sexta-feira, 29, o país registrou a primeira morte pela doença, em Belo Horizonte, em Minas Gerais. “O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS, o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de monkeypox no Brasil. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, escreveu no Twitter. No entanto, a data de chegada e a quantidade de doses não foram divulgadas.

No Brasil, a primeira vítima da varíola dos macacos foi um homem, de 41 anos, que tinha imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer. A informação é do Ministério da Saúde. No último dia 23, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a varíola dos macacos é uma emergência sanitária global, por ter se espalhado em mais de 70 países. Os últimos dados no Brasil apontam que já foram registrados 1.066 casos.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.