Brumadinho: Total de mortos sobe para 171; ainda há 139 desaparecidos

  • Por Jovem Pan
  • 20/02/2019 17h31
Christyam de Lima/Estadão ConteúdoBombeiros continuam realizando buscas por vítimas após colapso de barragem

O número de mortos após o rompimento de barragem em Brumadinho (MG) subiu para 171, após buscas nesta quarta-feira (20), informou a Defesa Civil de Minas Gerais. O total de desaparecidos diminuiu para 139 pessoas, revelou o governo nesta tarde.

Dos corpos encontrados, todos já foram identificados e liberados para que as famílias realizem os funerais. O colapso da barragem aconteceu em 25 de janeiro. Nesta quarta, a Vale, o governo de Minas e o Ministério Público devem se reunir para tentar acordo.

Nesta segunda (18), o Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 4 milhões para custear ações assistenciais a moradores de 18 cidades afetadas. O dinheiro deve ser usado para apoio psicológico e monitoramento da qualidade da água e do solo da região.

Na sexta passada (15), o promotor de justiça William Garcia, que integra força-tarefa para apurar o caso, afirmou nesta que a mineradora “torturou números” para atestar a estabilidade da barragem. No mesmo dia, oito funcionário da empresa foram presos por ordem judicial.