Caixa: ‘R$ 600 são para emergência, independentemente de qualquer dívida’

  • Por Jovem Pan
  • 08/04/2020 11h27 - Atualizado em 08/04/2020 11h28
Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo Extensão de corte nas mensalidades depende da apresentação de documentos que comprovem a redução da renda Extensão de corte nas mensalidades depende da apresentação de documentos que comprovem a redução da renda

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou, em entrevista à Globonews, que o cronograma para saques do auxílio emergencial de R$ 600 “provavelmente” deve ser anunciado na próxima quinta-feira (9). “Estamos discutindo internamente, a data seria semana que vem, mas provavelmente anunciaremos amanhã esse cronograma de recebimento na boca do caixa, nos ATMs [caixas eletrônicos] ou nas lotéricas.”

Questionado sobre o pagamento de dívidas em outros bancos com esse dinheiro e sobre um entendimento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de que as contas que receberiam esses recursos poderiam ser casadas com as contas que têm essas pendências, Guimarães explicou que a Caixa não fará isso, mas que os bancos privados estão “alinhados”.

“Do ponto de vista legal e normativo, é uma prerrogativa do Banco Central, Roberto Campos Neto, presidente do BC, que é meu amigo há muito tempo, é uma discussão dele. Mas não há nenhum tipo de dúvida: Bradesco, Itaú e Santander estão alinhados, querem ajudar. O entendimento é claro: esse dinheiro é para um momento emergencial, independentemente de qualquer dívida da população de cheque especial ou cartão de crédito”, disse Guimarães.

O presidente da Caixa ainda disse que 99,9% desses recursos estarão nos cincos grandes bancos, e que há nenhum risco. “Febraban é uma instituição muito séria e alinhada.”

Sobre os saques dos recursos, Guimarães afirmou que a Caixa estima que menos de 1% dos beneficiários precisem dessa via, uma vez que quem não tem internet ou celular pode usar o de outra pessoa próxima que não vá receber o auxílio para fazer o cadastro no banco e usar o aplicativo Caixa Tem.

Segundo ele, só na terça-feira (7), o sistema teve cerca de 115 milhões de acessos, sendo que 20 milhões já fizeram o cadastro. A expectativa, explicou ele, era de 10 milhões de cadastros.

O presidente do banco também destacou que a Caixa está em mais de 5.500 municípios, e que essa capilaridade permite um bom relacionamento com prefeituras e Câmaras de Vereadores, facilitando a chegada dos recursos para todos os beneficiários.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.