Caixa vai liberar FGTS para cidades atingidas pelas chuvas na BA e MG

Presidente do Banco garantiu que o valor a ser retirado será até o limite de R$ 6.220

  • Por Jovem Pan
  • 11/12/2021 16h29
Reprodução/ Twitter alagamento na bahia Itamaraju, cidade no extremo Sul da Bahia, está debaixo d'água

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou, neste sábado, 11, após a formatura de alunos da escola naval, que o governo federal está pronto a ajudar os municípios baianos e mineiros atingidos pelas fortes chuvas na região. “Estamos prontos a colaborar. Precisamos ser provocados pelos governadores e prefeitos”, disse. O presidente lembrou que o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) já publicou as portarias decretando estado de emergência em vários estados e que a Caixa aguarda comunicado das prefeituras indicando os bairros atingidos para liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nessas localidades. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, após realizada a comunicação o prazo é de cinco dias para o pagamento.

“Utilizando agências, lotéricas, correspondentes e até mesmo o aplicativo Caixa Tem”. Ele lembrou que o valor a ser pago é o saldo do FGTS até o limite de R$ 6.220. O ministro da Defesa, general Braga Netto, disse que as Forças Armadas já receberam as portarias do MDR e que o reconhecimento já está sendo feito. “Já temos helicópteros pré-selecionados caso haja necessidade  e as tropas das proximidades já estão preparadas”, disse. Segundo o presidente da República o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho deverá ir às áreas atingidas amanhã acompanhado do ministro da Cidadania, João Roma.

Mais de 50 cidades estão em situação de emergência. Na Bahia, uma força-tarefa atua há quatro dias para prestar socorro às vítimas. Já são 25 municípios em situação de emergência, de acordo com os decretos homologados e publicados no Diário Oficial. Já o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência em 31 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. A previsão do INMET neste sábado é de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia de chuva. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com áreas de risco.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.