Câmara aprova MP que amplia de 30% para 35% o limite do crédito consignado

  • Por Agencia Brasil
  • 15/09/2015 21h22

O plenário da Câmara aprovou na noite desta terça-feira a Medida Provisória 681, que amplia o limite do crédito consignado de 30% para 35%. Foram 249 votos a favor da aprovação e 200 contra. O crédito consignado é um instrumento que possibilita descontos autorizados pelo trabalhador na folha de pagamentos nos casos de empréstimos.

No texto aprovado pela comissão mista do Congresso, a única mudança foi a inclusão da possibilidade de saque dentro do limite de 5 % com cartão de crédito.

Hoje, os trabalhadores podem autorizar o desconto de empréstimos relativos a contratos, financiamento ou arrendamento mercantil até o limite total de 30% dos rendimentos, de acordo com a Lei do Crédito Consignado (10.820/03).

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha durante sessão plenária da Câmara dos Deputados (Wilson Dias/Agência Brasil)

Foram 249 votos favoráveis e 200 contra a medida provisória que ampliou o crédido consignado (Wilson Dias/Agência Brasil)

Líder do DEM, o deputado Mendonça Filho (PE) retirou o destaque que poderia alterar o texto aprovado em plenário. Com isso, a votação foi concluída e a MP será encaminhada à apreciação do Senado.