Coronavírus: 41 das 176 penitenciárias paulistas já registram casos

104 funcionários do sistema prisional ficaram doentes e sete morreram

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2020 17h36 - Atualizado em 11/05/2020 17h40
EFE/Antonio Lacerda Presidio Entre os casos confirmados, 27 foram na Região Metropolitana de São Paulo, assim como duas das mortes

Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifupesp) indica que já há casos confirmados da Covid-19 entre trabalhadores de pelo menos 41 das 176 unidades prisionais paulistas. De acordo com a entidade, 104 funcionários do sistema prisional já ficaram doentes e sete morreram.

Entre os casos confirmados, 27 foram na Região Metropolitana de São Paulo, assim como duas das mortes. A unidade com maior número de casos é a penitenciária masculina de Tupi Paulista, na região Oeste do estado, com 12 ocorrências da Covid-19 entre os funcionários.

Sobre a contaminação dos detentos, o Sifupesp citou os dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que indica que ao menos sete presos morreram e 16 foram diagnosticados com a doença. Há ainda 69 suspeitas.

O sindicato reclama da falta de condições para reduzir o contágio dentro das unidades prisionais do estado. “Além de equipamentos de proteção individual (EPIs), faltam álcool gel e outros itens de limpeza para prevenção ao contágio, e nas unidades onde há, muitas vezes os insumos não são em quantidade suficiente”, denuncia a entidade em nota.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.