Apagão no Rio e em Minas foi causado por falhas na rede, diz Furnas

Interrupções ocorreram após problemas na subestação de Rocha Leão, no município de Rio das Ostras

  • Por Jovem Pan
  • 19/09/2021 07h46 - Atualizado em 19/09/2021 14h05
MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO cidade apagada Segundo Enel, energia foi retomada por volta das 22h30 [Imagem Ilustrativa]

Moradores de cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais denunciaram ao longo da noite deste sábado, 18, a falta no fornecimento de energia elétrica em alguns pontos do Estado. Cabo Frio, Búzios, Saquarema e Rio das Ostras foram alguns dos locais que ficaram às escuras. Em nota divulgada nas redes sociais, a fornecedora Enel informou que a falta de energia foi registrada na região dos Lagos, em Macaé, no Cantagalo e em Teresópolis por causa de “uma perturbação na rede de transmissão de Furnas”. Segundo a empresa, o fornecimento foi normalizado para todos às 22h32. A ONS confirmou que cidades de Minas também ficaram sem energia.

Em nota, a Furnas informou que a falha responsável pela “perturbação na rede de transmissão” ocorreu por volta das 21h21 na Subestação de Rocha Leão, localizada na cidade de Rio das Ostras. “As proteções atuaram corretamente para o isolamento da falha, causando o desligamento de todos os equipamentos desta subestação. A equipe técnica de Furnas prontamente iniciou os procedimentos para o restabelecimento do fornecimento para a distribuidora”, afirmou a empresa, que ainda não sabe o que motivou a falha.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.