Circuito Batatinha, na Bahia, reúne foliões que preferem carnaval tradicional

  • Por Jovem Pan
  • 03/03/2019 13h24
Reprodução/Facebook Pelo fato de não ter os trios, é uma comemoração que atrai famílias e conta com muitas crianças no meio da folia

Longe dos circuitos mais turísticos e comandados por artistas consagrados e seus convidados famosos, o Circuito Batatinha, no Pelourinho e nas praças da Sé e Castro Alves, é destinado principalmente aos foliões que preferem brincar o carnaval mais tradicional ao som de fanfarras, blocos e marchinhas e em meio a pequenos grupos que se concentram na área. É uma alternativa para fugir da agitação nos Circuitos Dodô e Osmar. Pelo fato de não ter os trios, é uma comemoração que atrai famílias e conta com muitas crianças no meio da folia. Os blocos animam e agradam a todos que decidem curtir o carnaval no local, independentemente da idade.

A festa ocorre onde foram realizados os primeiros gritos carnavalescos, ainda no século 18, e um dos objetivos é resgatar a cultura e tradição, além de oferecer um carnaval para toda a família. Os grupos e blocos costumam percorrer as estreitas ruas do centro histórico da cidade até a quarta-feira de cinzas, sendo também uma boa opção para conhecer a arquitetura do local. O carnaval no Pelô é marcado pela diversidade e leva todos os anos diversas atrações gratuitas à rua. Os principais ritmos presentes são reggae, afoxé, MPB, pop e axé, a partir das 17h.

Pipoca

Ainda para quem quer curtir a folia de graça, o carnaval Pipoca é onde ocorre a festa gratuita para o público. Os blocos são sem cordas e não há a necessidade da comprar abadás. As pessoas podem acompanhar blocos independentes, cujas atrações musicais incluem artistas nacionais e outros grupos.

Para muitos, o carnaval Pipoca é um tipo de resistência do carnaval de Salvador, que com o tempo passou a ter mais festas pagas, elitizadas. Devido ao fato de ser gratuito, muitos afirmam que é na Pipoca que o povo realmente se diverte, onde boa parte da população local curte a folia.

Neste domingo, no Circuito Barra-Ondina, se apresentam Margareth Menezes e Marcia Freire.

No Campo Grande, estarão Léo Santana, Carla Perez, Psirico e o Trio Mulher, com Carla Cristina, Ana Mametto e Vânia Abreu.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.