Citado na Lava Jato, Sobrinho deixa o gabinete de Edinho e assume agência pública de notícias

  • Por Agência Estado
  • 02/11/2015 13h41
Divulgação/Secom - editada Edinho Silva

O chefe de gabinete do ministro Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social), Manoel de Araújo Sobrinho, deixará o cargo nos próximos dias. De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Oliveira seguirá para a superintendência da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Sobrinho é homem de confiança de Edinho e foi citado em delação do dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, como responsável por acertar doações de R$ 7,5 milhões para a campanha da presidente Dilma Rousseff, em 2014. Pessoa disse que a empreiteira teria sido pressionada a fazer a doação para que pudesse continuar a ter contratos com a Petrobras.

Em meados de outubro, Sobrinho prestou depoimento à Polícia Federal sobre o assunto. O Planalto nega que sua saída da Secom tenha qualquer relação com o depoimento de Pessoa. De acordo com os assessores, a EBC está passando por várias alterações e, por isso, Oliveira assumirá um cargo na empresa.

Em julho, matéria do Estado informou que a saída de Sobrinho estava acertada, o que foi negado à época. O chefe de gabinete chegou ao Planalto junto com o ministro, no início de abril. Sobrinho ocupa um cargo de confiança (DAS 5) com remuneração bruta de R$ 11.235, de acordo com dados do Portal da Transparência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.