Congresso aprova projeto para ‘desnegativar’ empresas e pessoas físicas do Rio Grande do Sul
O Congresso Nacional aprovou em sessão conjunta nesta quinta-feira (29), um projeto de lei que prevê a facilitação ao crédito para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A matéria, que foi aprovada de forma simbólica, altera a Lei Orçamentária de 2024 (LDO) e vai à sanção do presidente da República. O texto institui a adoção de medidas excepcionais para a retomada de atividades produtivas, com a dispensa às agências financeiras oficiais de fomento de observar impedimentos e restrições legais para o acesso ao crédito de pessoas físicas e jurídicas, com residência, domicílio, sede ou estabelecimento nos municípios atingidos pela calamidade no Estado gaúcho.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Na prática, o projeto propõe o que os ministros do governo vêm chamando de “desnegativação”. Indústrias, agroindústrias e produtores do Rio Grande do Sul têm relatado ao Executivo dificuldades no acesso às linhas de crédito e às renegociações das dívidas em virtude das restrições anteriores junto a bureaus de crédito, como o Serasa.
O projeto também dispõe sobre o afastamento da regularidade ao FGTS, aplicado exclusivamente aos débitos gerados após 1º de abril deste ano, ou seja, após o início do extremo climático no Estado.
Na justificativa do projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, alegou que a calamidade pública do Rio Grande do Sul teve “impacto relevante” sobre as condições socioeconômicas de pessoas físicas e jurídicas. “Motivo pelo qual requer medidas urgentes e excepcionais que viabilizem, em particular, o acesso a crédito para a retomada das atividades produtivas.
Os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Carlos Fávaro, da Agricultura, vinham defendendo a medida para assegurar que pessoas físicas e empresários negativados junto ao sistema financeiro possam ter acesso às linhas de crédito para recuperação do Estado e para repactuação das dívidas.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também articulou pela aprovação do projeto.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Tamyres Sbrile
[jp-related-posts ids=”1703903,1703924″]
Assuntos
continue lendo
Política
RealTime Big Data: Van Hattem e Manuela d’Avila empatam pelo Senado no RS
Levantamento aponta cenário embolado para a Casa Alta
- Frio em um dia e calor em outro: entenda a ‘gangorra térmica’ que SP enfrenta Nícolas Robert · há 5 horas
- Salário do STF dá ‘condição média’ de vida, diz Mendonça, que recebeu R$ 182 mil em 2026 Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Como o ecoturismo afeta os biomas e quais os cuidados com a natureza ao fazer acampamento e trilhas no feriado de 7 de setembro Jovem Pan · há 8 horas
- A verdade sobre o que realmente aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 no Rio Ipiranga Jovem Pan · há 9 horas