JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Brasil

Congresso aprova realização de exame toxicológico para quem for tirar CNH

Texto passou por alterações no Senado, voltou para Câmara e agora aguarda sanção do presidente Lula; Câmara derrubou trecho que previa não renovação para motoristas que exercem atividade remunerada

Felipe Cerqueira

CNH Digital
CNH Digital,Carteira de Trânsito para Celular, Carteira Nacional de Habilitação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Congresso Nacional aprovou a obrigatoriedade de exames toxicológicos para candidatos à obtenção de carteiras de habilitação para carros e motos. Esta medida, que ainda aguarda a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se tornar lei, tem como objetivo incluir todas as categorias de habilitação. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, passou por alterações no Senado antes de retornar à Casa Baixa. Uma das mudanças propostas pelo Senado, que foi posteriormente retirada pelos deputados, previa que motoristas que exercem atividade remunerada e condutores de motos, caso reprovados no exame toxicológico, não poderiam renovar suas habilitações.

Na versão final do texto, o exame toxicológico será utilizado exclusivamente para constatar o uso de entorpecentes, podendo também auxiliar em investigações de acidentes. Além disso, caso a lei seja sancionada, os subsídios gerados pelos exames toxicológicos serão destinados a beneficiar faixas de renda mais baixas, especialmente aqueles cadastrados no CadÚnico, um programa do governo federal. Esta medida visa facilitar a obtenção da primeira habilitação e estimular a geração de empregos, promovendo uma maior inclusão social.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

A expectativa agora recai sobre a decisão do presidente Lula, que determinará se a obrigatoriedade dos exames toxicológicos será implementada para todas as categorias de habilitação. A medida é vista como um passo importante para a segurança no trânsito, ao garantir que motoristas estejam aptos a conduzir sem o uso de substâncias ilícitas.

*Com informações de David de Tarso

[jp-related-posts ids=”1970203,1884086″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA