Covid-19: 10 capitais têm incidência alta ou muito alta de casos e mortes
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira revelaram que em 10 das 27 capitais brasileiras possuem incidência alta ou muito alta de casos e mortes em decorrência do novo coronavírus.
Fortaleza (CE) está no topo deste ranking, com 729 casos e 34,8 mortes por milhão de habitantes. E seguida está São Paulo, com 622,7 casos e 45,5 mortes levando em conta o mesmo parâmetro.
Manaus (AM), Macapá (AP), Recife (PE) são as cidades com registros muito altos. Já São Luís (MA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Boa Vista (RR) fazem parte da lista de cidades com coeficientes altos.
O panorama é um pouco melhor em Aracaju, capital de Sergipe, que registra 56,3 casos e 6,1 mortes por milhão de habitantes. O boletim epidemiológico, divulgado no dia da troca de Mandetta (DEM) por Nelson Teich no comando do Ministério da Saúde, também mostra a região metropolitana de manaus como local com maior coeficiente de mortes e casos da covid-19 neste tipo de comparação.
Especialistas apontam que há alta subnotificação ao analisar dados de hospitalização por síndrome respiratória aguda grave. Segundo o boletim desta quinta, 16, há aumento de 361% em 2020, até cerca do dia 11 de abril, em relação ao mesmo período de 2019 – um forte indício de que muitos dos novos casos devem ser do novo coronavírus.
O Brasil chegou nesta quinta-feira as 30.425 casos e 1.924 óbitos pela covid-19.
* Com Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.