Crea-MG cancela registro de geólogo envolvido no colapso da barragem de Brumadinho
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) decidiu cancelar o registro profissional do geólogo Cesar Grandchamp, que é réu no processo criminal referente ao colapso da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido em 2019. O desastre resultou na morte de 272 pessoas e causou sérios danos ambientais e sociais na região. Grandchamp foi um dos responsáveis pelo laudo que garantiu a segurança da barragem, elaborado pela consultoria Tüv Süd. O documento indicava um fator de segurança de 1.09, que está abaixo do mínimo aceitável de 1.3. Com a revogação de seu registro, ele fica impedido de realizar atividades profissionais que são supervisionadas pelo Crea-MG, conforme a Lei Federal 5.194/1966, que trata de má conduta pública.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Embora o Crea-MG não tenha fornecido informações detalhadas sobre as razões específicas para o cancelamento, Grandchamp, em seu depoimento, admitiu que confiou na análise da Tüv Süd, ressaltando que não possuía especialização em barragens. Essa declaração pode ter influenciado a decisão do conselho. No âmbito do processo criminal, Grandchamp é um dos 16 denunciados, que incluem 11 pessoas ligadas à Vale e cinco à Tüv Süd. O caso foi federalizado em 2023 e atualmente está na fase de defesa. Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) impôs uma multa de R$ 27 milhões a Gerd Peter Poppinga, ex-diretor da Vale, devido a falhas na supervisão da segurança da barragem. Até o momento, não há informações sobre possíveis sanções a outros indivíduos envolvidos no caso. Em um incidente anterior, relacionado ao rompimento da barragem em Mariana, também em Minas Gerais, três registros foram cancelados, mas não houve condenações no processo criminal subsequente.
[jp-related-posts ids=”1418821,1363528″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Brasil
Justiça condena 99 a indenizar vítima estuprada após ser deixada na rua por motorista de app
A decisão, proferida pela 32ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, determinou que a empresa custeie integralmente os tratamentos psicológicos e psiquiátricos da vítima até sua alta definitiva
- Mendonça dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro Agência Brasil · há 1 hora
- Depois de calor e chuva, frio voltará a atingir SP a partir do domingo; veja previsão Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Anvisa aprova Wegovy em comprimido para tratamento da obesidade no Brasil Jovem Pan · há 10 horas
- Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização Estadão Conteúdo · há 22 horas