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Cresce o número de roubos e furtos de motos em São Paulo; confira os principais alvos dos criminosos

Trânsito intenso na Marginal Pinheiros, em São Paulo

O número de roubos e furtos de motos cresceu 34% em São Paulo nos primeiros meses de 2023, se comparado ao mesmo período do ano passado. Pelo menos é o que diz o levantamento da empresa de rastreamento veicular Ituran, baseado em dados recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. De acordo com o estudo, foram 5 mil casos de roubos e furtos registrados nos dois primeiros meses de 2022, contra 6.699  no mesmo período deste ano. O levantamento também aponta um crescimento na média diária de casos. Em 2022, a média era de 88 casos por dia, saltando para 118 em 2023. O modelo mais visado pelos criminosos é Honda CG 160. Somente em 2023, foram registrados 2.115 roubos e furtos da motocicleta. O segundo lugar do ranking ficou com CG 150, com 552 casos. “A preferência por este modelo está ligado diretamente com a quantidade de veículos deste tipo em circulação. É o veículo mais utilizado pelas pessoas que realizam entregas. Logo são as peças que possuem maior demanda no desmanches clandestinos da cidade”, disse Rodrigo Boutti, gerente da Ituran.

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Os dados indicam ainda que os bandidos têm optado pelo furto, quando não há violência ou ameaça. Segundo levantamento, 67,55% correspondem a furtos e apenas 32,45% de roubos. Segundo Boutti, a punição para este tipo de crime é bem menor e oferece poucos riscos ao infrator. “O risco para ele é muito menor. Tendo em vista, também, que o crime de furto tem uma punição muito mais amena do que o de roubo, caracterizado pela grave ameaça e algum tipo de arma. Furtando a moto, mesmo sendo pego, ele não vai confessar que furtou o veículo e o máximo que será enquadrado é no artigo 180 (receptação), com direito à fiança, audiência de custódia e sai no mesmo dia. Infelizmente são esses os agravantes, explicou.

Veja quais são os principais alvos dos criminosos: 

 

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