Dilma desiste de voo comercial para ir a Campinas e seguirá em aeronave fretada

  • Por Estadão Conteúdo
  • 09/06/2016 09h56
Reprodução/The Intercept Dilma

Por “medida de segurança”, a presidente afastada Dilma Rousseff desistiu de viajar, em voo comercial, entre Brasília e Campinas, onde se reunirá, nesta quinta-feira (9), com intelectuais e visitará as obras do projeto Sirius, de construção do acelerador de partículas.

Mesmo depois de o Palácio do Planalto ter editado um parecer, na semana passada, restringindo alguns dos direitos da presidente em exercício e informando que Dilma só pode usar avião da FAB para se deslocar entre Brasília e Porto Alegre, a presidente afastada pediu ao Gabinete de Segurança Institucional a aeronave.

Diante da recusa, que foi baseada na decisão da assessoria jurídica da Casa Civil, Dilma resolveu ir a Campinas com sua equipe em voo comercial e protestou sobre o que chamou de “cerceamento”, avisando que nada a impedirá de viajar pelo País.

No entanto, a presidente se viu obrigada a mudar de ideia e desistir da passagem comum depois de verificar que não havia disponibilidade de bilhetes suficientes para toda a sua equipe no mesmo avião. Também foi aconselhada a evitar se expor desnecessariamente usando voos comerciais, 0onde poderia ser alvo de algum tipo de protesto. 

O PT, então, decidiu alugar uma aeronave para transportar Dilma. Na última quarta (8), assessores de Dilma se queixavam do que chamaram de “mesquinharia” e informavam que até o clipping com as notícias dos jornais, preparado pela EBC, que a presidente recebia diariamente, foi cortado.

Pela programação prevista, Dilma visitará, às 11h30, o Projeto Sirius, ligado à Universidade de Campinas e, de lá, irá almoçar na casa do físico Rogério Cerqueira Leite com a presença de outros intelectuais. No final da tarde, por volta das 17h30, Dilma decolará para São Paulo, onde dormirá e, na próxima sexta-feira (10), ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participará de uma “manifestação contra o golpe”. Sete pessoas do seu staff viajarão para a capital paulista.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.