“Dilma perdeu o controle da gestão”, diz ex-ministro da Agricultura

  • Por Agência Estado
  • 30/03/2016 14h39
Agência Brasil Roberto Rodrigues - ministro

Ex-ministro da Agricultura no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Rodrigues, que está à frente do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vê o impeachment da presidente Dilma Rousseff como uma “solução para o momento delicado pelo qual o Brasil vive”. Para ex-ministro, não há alternativa a não ser a busca de entendimento em torno de um projeto maior, que é reconstruir o Brasil com o resgate de confiança dos empresários e uma aliança “com a parte mais lúcida da oposição e da situação”. 

Rodrigues acredita que a presidente, ao convidar o ex-presidente Lula para assumir a Casa Civil, abriu mão de seu mandato. 

Segundo ele, o Brasil tem de buscar um entendimento em torno de um projeto, independentemente de quem seja o comandante desse processo. “É preciso juntar a parte mais lúcida da oposição e da situação e resgatar a retomada da confiança do setor privado para que eles possam voltar a investir no Brasil.”

Para recuperar a confiança do empresariado, Rodrigues disse que é preciso um programa claro, com regras definidas e com segurança jurídica. “Dar a certeza de que as coisas não vão mudar no meio do caminho.”

Questionado se a carta do PMDB, “Uma ponte para o futuro”, seria um caminho, ele respondeu que ela é “apenas um pedaço do caminho”. “Não está pronta ainda. Não contempla, por exemplo, a reforma previdenciária, que é indispensável. É um baita de um pepino que precisa ser revolvido. A Dilma tentou, mas o partido dela não quis. O (Michel) Temer (vice-presidente) ou um novo governo terá de ser um governo de construção, como foi Itamar (Franco, ex-presidente que assumiu após a renúncia de Collor)”, comentou. “As classes políticas, empresariais e trabalhadoras atuaram, juntas, para sair do atoleiro. Hoje, a crise política e econômica é pior.”

Para Rodrigues, o atual governo perdeu a condição de comandar o processo político e de desenvolvimento. “Perdeu a confiança do setor privado e não se faz um País sem o setor privado”, disse. “Lembro quando o (ex-presidente) Lula, dois meses antes de ser eleito em 2002, convidou empresários e representantes de classe para participarem de um debate em São Paulo. Ele estava com a alta cúpula do PT e se dispôs a ouvir todos para tentar entender quais eram as principais dificuldades e o que poderia ser feito pelo País, caso ele fosse eleito.”

De acordo com o ex-ministro, Dilma tem uma posição completamente diferente da posição de Lula. “O Lula tinha uma visão de que o setor privado era essencial e o governo ditaria as regras a serem seguidas. Ela tem a visão de que o Estado é o grande ator da economia. E esse modelo de intervenção fracassou, levando o País a esse momento de desconfiança.”

Perguntado se seria a favor do processo de impeachment, Rodrigues respondeu que Dilma perdeu o controle do processo de gestão. “O PT insurge contra ela em temas importantes, como reforma da previdência, que é necessária. Tem também a base aliada desembarcando por não se sentir prestigiada pelo governo”, comentou. “O fato de a presidente convidar o ex-presidente Lula para a Casa Civil foi visto como um gesto de abdicação das funções pela sociedade. Ela abdicou do cargo, mas não renunciou”, disse, destacando até que, talvez, Lula até conseguisse acertar a situação. 

Para Rodrigues, Dilma não tem capacidade de continuar o governo. “Gostaria que ela compreendesse isso e renunciasse. Eu a conheço bem. Ela é bem-intencionada, correta. Ela não renunciaria”, afirmou. “Então, a solução ideal seria a do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ter uma nova eleição. Embora eu ache que, neste momento, seria uma grande confusão nacional. Fazer uma eleição em momento turbulento é um risco grande. Pode aparecer um aventureiro de última hora”, avaliou.

Rodrigues não vê nenhum nome forte atualmente. “Temos ótimas pessoas, mas nenhum deles com condições de se empoderar em votos em uma sociedade que está confusa. Então, aceito o impeachment como solução chata, particularmente porque o comando da Câmara (dos Deputados) gera – como poderia dizer? – uma sensação de comprometimento da lisura do processo”, disse. “Fica aquela sensação de que a Câmara é contra a Dilma. Esse é um momento diferente do Collor (ex-presidente Fernando Collor de Mello).”

Sobre a possibilidade de Michel Temer fazer uma boa gestão em caso de impeachment de Dilma, Rodrigues respondeu que pode ser que o atual vice-presidente da República faça em torno dele uma articulação de um “projeto correto, apartidário, apolítico, que recupere a credibilidade do País interna e externamente”. “Viajo muito e converso constantemente com investidores. Há uma clara sensação de insegurança por parte dos investidores, jurídica e institucional.”

Questionado se a Operação Lava Jato perderia força em um eventual impeachment, Rodrigues respondeu que a operação é a grande novidade, uma mudança significativa no País. “Fizemos um movimento parecido lá atrás, com o Mensalão, mas não chega aos pés da Lava Jato pela grandeza, pela magnitude (desse processo). Acho que esse é um ponto que não pode ser mais perdido”, afirmou “Me preocupa um pouco o risco da banalização do processo. A lista dos não sei quantos da Odebrecht, uma remissão aos anos 80 Não acho que esse seria o melhor caminho. O foco tem que ser mais em cima da Petrobras e ir até o fim. Punir quem tem que ser punido e criar uma nova imagem para o País. A Lava Jato lava a alma do povo que se sente, de certa forma, compensado. Tem de continuar (a investigação)”, opinou.

*As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.