Diretor da OCDE diz que Brasil já é ‘elemento importante na organização’

  • Por Jovem Pan
  • 14/10/2019 16h45 - Atualizado em 14/10/2019 16h57
EFE Trump disse que promessa de indicar o Brasil está mantida

O diretor para a América Latina na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Roberto Martínez-Yllescas, afirmou nesta segunda-feira (14) que o Brasil já é um elemento importante na organização e participa de vários comitês de trabalhos, apesar de não ser membro oficial.

“O Brasil já é um key partner da OCDE, participa dos comitês de trabalho. É um país que está perto da OCDE e tem adotado vários dos padrões globais da organização”, disse durante a 9ª edição da ABES Software Conference.

Em palestra sobre a economia digital global, Martínez-Yllescas declarou que o Brasil se destaca em pesquisas sobre o desenvolvimento da área de inteligência artificial, o que abre espaço para que os países emergentes façam um “salto qualitativo” em relação à competitividade global.

Nos últimos dias, a adesão do Brasil à organização gerou dúvidas. A agência de notícias Bloomberg divulgou que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, teria enviado uma carta ao secretário geral da OCDE afirmando que não queria discutir uma maior ampliação da organização. Posteriormente, a matéria foi chamada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “fake news”.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, por sua vez, que “a hora do Brasil vai chegar” e que tem confiança que isso deve acontecer dentro de “um ano, um ano e meio”.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.