Donald Trump pode vir ao Brasil para a posse de Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 29/11/2018 15h12 - Atualizado em 29/11/2018 15h22
EFE Segundo o presidente eleito, encontro depende apenas de arranjos em agendas

Depois do encontro que teve com o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que existe a possibilidade de o presidente norte-americano Donald Trump comparecer na sua posse – o que dependeria de outros compromissos que possam existir no dia 1º de janeiro. “Eu ficaria muito honrado”, disse.

Bolsonaro ainda avaliou positivamente o encontro com Bolton e disse que “foi mais um passo do Brasil em direção aos Estados Unidos e dos Estados Unidos em direção a nós”. A reunião durou cerca de uma hora.

O presidente eleito contou que pretende ir aos EUA se encontrar com Trump durante os primeiros meses de sua gestão, mas que isso ainda deverá ser organizado. As primeira viagens internacionais de Bolsonaro serão pela América do Sul e no roteiro estão Paraguai, Argentina e Chile.

Ele comentou ainda sobre a Venezuela: “É uma questão que vem lá de trás e temos que buscar soluções. Ela nem poderia ter entrado no Mercosul. Medidas têm que ser tomadas. Sabemos que lá existem aproximadamente 80 mil cubanos. A Venezuela hoje em dia tem mais esse agravante. É difícil tirar ela da situação em que se encontra. Mas nós faremos o possível pelas vias legais, obviamente, e pacífica, porque nós sentimos reflexo da ditadura que se instala na Venezuela”.

Por fim, Bolsonaro disse que a mudança da embaixada de Israel para Jerusalém é uma possibilidade que existe e há conversas em andamento e reiterou sua posição sobre a Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP-25), destinada a negociar a implementação do Acordo de Paris. O Brasil havia se candidatado para sediar o evento, que deve ocorrer em novembro de 2019, mas retirou a candidatura.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.