Duas capitais do Nordeste têm 94% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19
São Luís e Natal têm, respectivamente, 94,4% e 94,2% de ocupação; Pernambuco tem 94% de leitos públicos ocupados, mas dados da capital são pouco claros
Segundo dados de secretarias estaduais de saúde apurados na manhã deste domingo, 7, todos os estados do Nordeste brasileiro têm mais de 75% de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. Diante de medidas de restrição mais severas, a possibilidade de falta de vagas em hospitais é cada vez mais palpável, principalmente no Rio Grande do Norte, com 90,7% dos leitos críticos ocupados e em Pernambuco, que tem 94% das vagas intensivas na rede pública ocupadas. Nas capitais, a Grande São Luís tem 94,41% de ocupação e a Região Metropolitana de Natal 94,2%. Aracaju, com 63,9% dos leitos ocupados, é a que apresenta melhores números, enquanto João Pessoa tem 88%, Fortaleza tem 87,8% e Salvador tem 84%.
Das secretarias estaduais de todos os nove estados do Nordeste, apenas Piauí e Pernambuco não detalham a situação dos leitos públicos nas capitais. Recife só divulga informações sobre os leitos de UTI administrados pela cidade, que estão alocados em três hospitais diferentes e com 82,8% de ocupação. O estado do Piauí tem 84,1% de ocupação total dos leitos de UTI. Segundo números do Consórcio Nordeste atualizados na manhã deste domingo, 7, até o momento 2.555.959 casos de Covid-19 foram registrados em todas as cidades de todos os estados da região. Ao todo, 58.462 mortes causadas pelo novo coronavírus no país, criando uma taxa de letalidade de 2,29%.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.