‘Espero que seja benéfico’, diz ministra da Agricultura sobre acordo Mercosul-UE

  • Por Jovem Pan
  • 28/06/2019 15h34
Divulgação Tratado, que começou a ser debatido em 1999, só foi finalizado pelos dois blocos nesta sexta (28)

A ministra Tereza Cristina publicou um vídeo em seu perfil no Twitter para comemorar o acordo firmado entre a União Europeia e o Mercosul nesta sexta (28). “Espero que seja benéfico para o nosso país e para a Agricultura”, disse a chefe da pasta.

“Um acordo que levou vinte anos até chegar a esse momento. Espero que ele seja benéfico para o nosso país e para a nossa agricultura”, disse.

 

O tratado, que começou a ser debatido em 1999, só foi finalizado pelos dois blocos nesta sexta (28). Ele deve abranger bens, serviços, investimentos e compras governamentais entre europeus e sul-americanos.

A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na semana passada. Diante do avanço nas tratativas, os ministros do Mercosul e da União Europeia foram convocados e, desde quinta (27) estavam fechados em reuniões em Bruxelas.

Este será o segundo maior tratado assinado pelos europeus – perde apenas para o firmado com o Japão – e o mais ambicioso já acertado pelo Mercosul, que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O presidente Jair Bolsonaro também usou as redes sociais para comemorar as tratativas. No Twitter, ele chamou o termo de “histórico” e disse que a parceria será uma das “mais importantes de todos os tempos” no comércio mundial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.