Estados Unidos parabenizam Brasil por Dia da Independência

Nota assinada pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirma que a parceria entre Brasil e EUA deve catalisar o investimento privado em infraestrutura e estimular o desenvolvimento econômico no continente

  • Por Jovem Pan
  • 07/09/2020 16h45 - Atualizado em 07/09/2020 16h47
Alan Santos/PRTrump e Bolsonaro em encontro que aconteceu em março deste ano, nos Estados Unidos

Em nota enviada nesta segunda-feira, 7, o governo dos Estados Unidos parabenizou o Brasil pelo 198º aniversário da Independência, comemorado nesta segunda-feira, e afirmou que a relação entre os dois países nunca foi tão forte. “Este ano, apesar dos desafios colocados pela pandemia de Covid-19, expandimos muito nossa cooperação na promoção do comércio bilateral e dos investimentos que ajudam nossas sociedades a florescer”, diz a nota assinada pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em nome da Casa Branca. “As visitas do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos reafirmaram nossa aliança estratégica, incluindo a colaboração em pesquisas militares”, completa o documento.

Pompeo também afirma que a parceria entre Brasil e EUA deve catalisar o investimento privado em infraestrutura e, assim, estimular o desenvolvimento econômico no continente. Ainda na nota, o secretário de Estado americano ressalta que os dois países trabalham pela promoção da democracia e dos direitos humanos no continente e defende a atuação do governo brasileiro no que chamou de “apoio contínuo ao povo da Venezuela”, em referência aos cidadãos do país vizinho que hoje residem no Brasil. “É um modelo para a região e uma prova dos valores que compartilhamos”, completa.

*Com Estadão Conteúdo