Ex-governador do Paraná, Jaime Lerner morre em Curitiba
Arquiteto foi prefeito da capital três vezes e ficou internacionalmente conhecido por implantar um sistema integrado no transporte público da cidade
Ex-governador do Paraná por dois mandatos, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner morreu aos 83 anos nesta quinta-feira, 27, em Curitiba. Lerner também foi prefeito da capital paranaense por três mandatos e ficou internacionalmente conhecido por implantar um sistema integrado no transporte público do município. Ele estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie, será velado na Capela Mortuária Israelita Água Verde e sepultado no Cemitério Israelita da Santa Cândida às 15 horas. Em outubro de 2020, Jaime Lerner foi internado depois de passar por uma cirurgia de apendicite. Em março deste ano, ele testou positivo para o novo coronavírus. À época, Lerner já havia tomado as duas doses da vacina, contudo ainda não estava no período de imunidade. No entanto, o arquiteto morreu por complicações de uma doença renal crônica.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin lamentou a morte do ex-governador. “O Paraná e o Brasil perdem uma de suas melhores inteligências. Jaime Lerner traduziu em sua vida uma respeitável carreira acadêmica, profissional, e de vida pública desvelada ao sentido permanente da existência. Fica a memória de quem com sensibilidade compreendeu o efêmero e com serenidade se inscreveu na história”, disse. Em 2010, Lerner foi considerado pela revista americana Time como um dos pensadores mais influentes do mundo e recebeu a Medalha de Urbanismo da L’Académie D’Architecture, na França.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.