Ex-ministro Moreira Franco é preso em avenida do Rio; veja vídeo

  • Por Jovem Pan
  • 21/03/2019 15h54 - Atualizado em 17/04/2019 14h12
Reprodução/TwitterPrisão do político foi requisitada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pela Lava Jato fluminense

O ex-ministro Welligton Moreira Franco foi preso no início da tarde desta quinta (21) em uma avenida do Rio Janeiro, durante uma ação da Polícia Federal que também deteu o ex-presidente Michel Temer. O momento em que os agentes da PF interceptam o carro do emedebista foi registrado em vídeo:

Moreira Franco estava em um veículo Volvo e falava ao celular quando foi parado pelo PF. A prisão do político foi requisitada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pela Lava Jato fluminense.

A investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, deflagradas pela Polícia Federal. Os investigadores apontam para desvios nas obras da Usina de Angra 3, no Rio de Janeiro.

Segundo a delação do empresário José Antunes Sobrinho, dono da construtora Engevix, a quadrilha da qual Temer e Moreira Franco fariam parte teria pedido R$1 milhão de propina durante a construção das obras da usina. A quadrilha praticou crimes de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraudes à licitação.

Amigo e aliado de Temer, Franco foi ministro da Aviação do governo Dilma Roussef. Após o impeachment da petista, ele assumiu as pastas da Secretaria-Geral da Presidência e de Minas e Energia no mandato do emedebista.

Por meio de nota, a defesa do ex-ministro demonstrou “inconformidade” com a prisão. “Ele [Moreira Franco] encontra-se em lugar sabido, manifestou estar à disposição nas investigações, prestou depoimentos e se defendeu por escrito quando necessário.”