Exonerado do Inep, ex-dirigente diz a jornal que ministro da Educação é ‘incompetente’

  • Por Jovem Pan
  • 27/03/2019 10h26 - Atualizado em 27/03/2019 10h26
Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo Rodrigues chegou ao Inep em janeiro, substituindo Maria Inês Fini, que ocupava o cargo desde 2016

O agora ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) afirmou ao jornal O Globo que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, é “gerencialmente incompetente”. Marcus Vinicius Rodrigues ainda chegou a dizer que o chefe do MEC “não tem controle emocional”.

Doutor em Engenharia de Produção e ex-professor da Fundação Getúlio Vargas, Rodrigues chegou ao Inep em janeiro, substituindo Maria Inês Fini, que ocupava o cargo desde 2016. O anúncio de sua demissão foi feito nesta terça (26).

A queda do dirigente acontece em meio à crise de demissões e decisões revogadas pela qual passa o Ministério da Educação. Ontem, a pasta voltou atrás na portaria que havia editado adiando a avaliação de alfabetização das crianças brasileiras somente para 2021. A medida havia sido publicada apenas no dia anterior e já resultara no pedido de saída da Secretária de Educação Básica, Tania Leme de Almeida.

Na semana passada, o ministro Rodríguez também demitiu a número 2 do MEC, Iolene Lima, somente oito dias depois de nomear a pedagoga para a Secretaria Executiva da pasta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.