Fora o PSL, Novo é o partido mais ‘fiel’ ao governo em votações na Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 30/05/2019 14h01
Luis Macedo/Câmara dos Deputados marcel van hattem falando ao microfone. Homem branco, com cabelos loiros e terno preto. Imagem de arquivo do líder da legenda na Casa, Marcel Van Hattem (Novo-RS)

Nas 17 propostas legislativas que passaram pelo plenário da Câmara desde fevereiro, o Novo contrariou o governo apenas uma vez: ao apoiar a derrubada do decreto que ampliava o rol de funcionários aptos a impor sigilo a documentos públicos. Na ocasião, os deputados apoiaram proposta da oposição para sustar o ato da Presidência da República, mais tarde revogado por Jair Bolsonaro. Com esse número, a sigla é, fora o PSL, a mais “fiel” ao governo em votações na Casa. O levantamento foi feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”.

Esse alinhamento não se deu apenas em temas econômicos. A convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, por 307 votos a 82, evidenciou a posição do Novo em defesa do governo numa pauta de teor mais político. O partido isolou-se ao lado do PSL ao orientar seus parlamentares contra a convocação. Todos os demais partidos ficaram a favor, o que provocou a mais expressiva derrota do Palácio do Planalto até agora no local.

O Novo também acompanhou o governo na medida provisória da reforma administrativa, quando Centrão e oposição derrotaram o Planalto e tiraram o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça. A sigla ainda tentou, mas não conseguiu, barrar a criminalização do assédio moral no trabalho.

O que diz o partido

Elogiado por integrantes da equipe econômica, o líder da legenda na Câmara, Marcel Van Hattem (Novo-RS), aproximou-se do clã Bolsonaro depois de se enturmar com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente. Mesmo assim, ele nega que o partido caminhe para virar base do governo.

“De forma nenhuma. O partido é independente, apoia projeto a projeto. É, até certo ponto, coincidência o fato de que estejamos votando com o governo, no sentido de que coincidem muitas das iniciativas com aquelas que o partido Novo defende”, afirmou. No domingo passado, ele esteve em uma manifestação no Rio Grande do Sul pró-Bolsonaro.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.