Força Nacional deixa Roraima dias após nova fuga de detentos

  • Por Repórter Nacional - EBC
  • 26/01/2018 08h52
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil A Força Nacional estava em Roraima há mais de um ano, após 33 presos terem sido assassinados dentro da mesma penitenciária de Monte Cristo

O último grupo de agentes da Força Nacional deixou, na última quarta-feira (24), o estado de Roraima. A saída da tropa ocorreu dias após fuga em massa de mais de 90 detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista.

A Força Nacional estava em Roraima há mais de um ano, após 33 presos terem sido assassinados dentro da mesma penitenciária de Monte Cristo. O episódio marcou uma série de mortes e rebeliões no sistema prisional brasileiro em janeiro de 2017.

De acordo com Ministério da Justiça e Segurança Pública, a operação da Força Nacional em Roraima expirou em 31 de dezembro e o estado não solicitou prorrogação.

O governo de Roraima informou que, inicialmente, mais de 100 agentes federais atuaram na segurança do sistema prisional do estado. Mas que, ao longo de 2017, o efetivo sofreu reduções e a atuação ficou restrita ao emprego de apenas duas viaturas.

Na última sexta-feira (19), mais de noventa presos fugiram da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, por um túnel que, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, terminava a 50 metros de distância de onde deveria ter uma guarnição da Força Nacional.

A Polícia Civil abriu inquérito pra investigar os envolvidos, inclusive a omissão da Força Nacional, que era responsável pela segurança da área externa da unidade.

Em resposta, o Ministério da Justiça afirmou que a Força Nacional estava atuando em reforço aos órgãos estaduais e não para liberá-los de suas responsabilidades.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.