Frente fria deve trazer chuvas intensas para São Paulo
No Sul do país, segundo previsão da MetSul, há previsão de temporais nos três Estados durante a primeira metade da semana
Uma nova frente fria está se aproximando da cidade de São Paulo, o que resultará em chuvas mais intensas e uma queda nas temperaturas a partir de quarta-feira, 18, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. A previsão é de que as chuvas continuem ao longo desta semana. Nesta segunda-feira, 16, a capital paulista amanheceu com céu nublado e uma leve sensação de frio. Entre a segunda, 16, e a terça-feira, 17, o tempo começará a melhorar e o sol retornará entre nuvens na capital paulista, o que favorecerá o aumento da temperatura. No entanto, a aproximação de uma frente fria na terça poderá resultar em chuvas intermitentes, com possibilidade de raios, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos, de acordo com o CGE.
A previsão da Meteoblue indica que não há expectativa de chuva em São Paulo na próxima sexta-feira, 20. As temperaturas para os próximos dias na cidade serão as seguintes: terça-feira entre 21 ºC e 30 ºC; quarta-feira entre 17 ºC e 22 ºC; quinta-feira entre 15 ºC e 18 ºC; e sexta-feira entre 15 ºC e 20 ºC. Na região Sul do Brasil, a empresa de meteorologia MetSul alerta para a ocorrência de temporais nos três Estados durante a primeira metade da semana. A possibilidade de granizo é maior do que a de vendavais isolados. O ar mais quente que ingressará na região aumentará a instabilidade atmosférica, o que pode resultar em temporais localizados de granizo.
A Climatempo também destaca a passagem de uma frente fria combinada com a circulação dos ventos, que deixará a região Sul do país em alerta nesta segunda-feira. Os acumulados de chuva poderão ser elevados em um curto período de tempo, podendo causar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. A Defesa Civil de Santa Catarina prevê acumulados médios de precipitação entre 80 e 150mm no grande oeste catarinense e de 70 a 100mm nos planaltos e alto Vale do Itajaí entre segunda e terça-feira. Nas demais regiões do Estado, os volumes acumulados variam de 40 a 70 mm, podendo ser mais elevados em alguns locais. No Paraná, a chuva também aumentará significativamente ao longo desta semana, com potencial para acumulados altos entre terça e quarta-feira.
No Rio Grande do Sul, as instabilidades continuarão afetando as regiões da fronteira oeste, norte e nordeste do Estado até a quarta-feira. A Grande Porto Alegre também poderá receber pancadas moderadas a fortes nos próximos dias, com uma trégua na quarta e na quinta-feira, segundo a Climatempo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.