Futuro ministro da Defesa anuncia novos chefes das Forças Armadas

  • Por Rafael Iglesias
  • 21/11/2018 18h21 - Atualizado em 21/11/2018 20h42
Agência Brasil Futuros comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica foram anunciados por Azevedo e Silva nesta quarta

O futuro ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, anunciou nesta quarta-feira (21) o nome dos próximos comandantes das Forças Armadas brasileiras. O Exército será chefiado pelo general Edson Leal Pujol; a Marinha, pelo almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior; e a Aeronáutica, pelo tenente-brigadeiro-do-ar Antonio Carlos Moretti.

Segundo Azevedo e Silva, que é general do Exército, a escolha segue “o regulamento”, que indicada que os comandantes devem ser oficiais “do último posto da carreira”. O novo chefe da pasta ressaltou que as forças são “instituições muito sólidas e organizadas”.

“Todos eles estão habilitados a isso”, afirmou o novo ministro, referindo-se à sucessão. Ele ainda indicou que a transição da pasta de Defesa deve começar em dezembro. “Dessa nova estrutura do novo governo, não muda quase nada [nas Forças Armadas]”, declarou.

Pujol, Bermudez e Ilques comandarão, respectivamente, o Exército, a Aeronáutica e a Marinha

Exército

Edson Leal Pujol tem 63 anos de idade e 47 de Exército. Atualmente, ele comanda o Departamento de Tecnologia da força, sediado em Brasília. No governo de Dilma Rousseff foi secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Promovido a general em março de 2015, ele substituiu o vice-presidente eleito Hamilton Mourão no Comando Militar do Sul (CMS), em Porto Alegre (RS). Pujol é o substituto natural do atual comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

Aeronáutica

Antonio Carlos Moretti Bermudez está desde 1975 na Força Aérea. Tenente-brigadeiro-do-ar desde 2014, ele estava no comando-geral de pessoal da Aeronáutica. Já comandou a Base Aérea de Brasília e foi adido na França e na Bélgica. Ele substitui Nivaldo Rossato.

Marinha

Ilques Barbosa Júnior comanda atualmente o Estado-Maior da Armada, segundo posto na hierarquia da Marinha, atualmente chefiada por Eduardo Bacellar Leal Ferreira. No cargo desde 2017, Ilques tem o posto de almirante de esquadra.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.