Governo de SP assina contrato de projeto de linha do Metrô que liga Guarulhos ao Anhangabaú

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 km de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú

  • Por Jovem Pan
  • 21/12/2021 21h08
CARLOS TRISTÃO / ASI/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO Governo de SP fará uma linha de Metrô que liga Guarulhos ao centro da capital Governo de SP fará uma linha de Metrô que liga Guarulhos ao centro da capital

Governador em exercício de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) assinou, na noite desta terça-feira, 21, o contrato para a elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô, que vai ligar o Bosque Maia, em Guarulhos, à estação Anhangabaú, no centro da capital paulista. De acordo com o tucano, o investimento do governo será de R$ 93 milhões na contratação do projeto, que deve ser finalizado em 25 meses, ou seja, no começo de 2024. Além disso, o governador liberou R$ 18 milhões para a conclusão das obras no Instituto da Saúde da Mulher em Guarulhos.

“Estamos dando um passo fundamental em duas ações importantes para a sociedade no mundo moderno. A primeira delas é a mobilidade urbana. Nós assinamos aqui a ordem de serviço, o contrato, para que o consórcio de engenharia faça o projeto funcional da Linha 19-Celeste. Estamos ligando a capital de São Paulo a segunda maior cidade de São Paulo, que é Guarulhos. A segunda notícia grande e boa para a cidade de Guarulhos é o Hospital da Mulher, uma obra inacabada que vai efetivamente se transformar em um centro de referência da mulher”, disse Rodrigo Garcia.

O projeto básico da Linha 19-Celeste será desenvolvido pelo Consórcio MNEPIE, que venceu a licitação para os trabalhos. O documento vai definir o formato final do traçado da linha e localização das estações, servindo de base para a contratação do projeto executivo e das obras. O projeto também indicará o modelo de captação de recursos financeiros. A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 km de extensão e 15 estações no trecho inicial entre Bosque Maia e Anhangabaú, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, na estação Anhangabaú.