Governo de SP vai repassar R$ 218 milhões para 80 municípios contra coronavírus
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (26), que o governo irá repassar R$ 218 milhões para 80 municípios do Estado a partir da sexta-feira (3). O critério escolhido, em primeiro momento, foram as cidades que tem acima de 100 mil habitantes — exceto a capital paulista.
O dinheiro deve ser utilizado integralmente no controle e acompanhamento para ajudar no combate ao novo coronavírus e ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Doria, esses municípios foram escolhidos para serem “referência médico-hospitalar” e devem seguir as orientações científicas do Centro de Contingência do combate a covid-19, além das orientações médicas e estruturantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional e do Comitê Executivo Econômico.
De acordo com Doria, os prefeitos e prefeitas dos municípios estão comprometidos e alinhados com o governo estadual, priorizando atendimento sanitário e médico.
João Doria adiantou também que, na próxima segunda-feira (30), será anunciado o valor de repasse para os municípios com população menor que 100 mil habitantes. Já o anúncio do repasse para a cidade de São Paulo será feito na sexta-feira (27) no Estádio do Pacaembu.
Gás
Doria também anunciou que a GasBrasiliano, responsável pela distribuição de gás natural canalizado na região noroeste, assinou acordo com o governo estadual se comprometendo em suspender o corte de gás nos 375 municípios que atende.
A medida vale a partir desta quinta (26) até o dia 31 de maio. Serão beneficiadas residências, comércios e indústrias, incluindo hospitais e pronto-socorros.
O governador lembrou que o acordo com a Comgás, que atende outras regiões do Estado, também já foi fechado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.