Governo trabalha para aprovar reforma administrativa ainda nesta semana em comissão

A MP870 estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios

  • Por Jovem Pan
  • 06/05/2019 13h31 - Atualizado em 06/05/2019 13h31
Pedro França/Agência Senado Fernando Bezerra Coelho O prazo de validade da MP vence no dia 3 de junho

O líder do Governo no Senado e relator da Medida Provisória (MP) da Reforma Administrativa, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), disse nesta segunda-feira (6), que o Governo trabalha para aprovar, já nesta quarta (8), na comissão parlamentar mista que analisa o assunto, o texto que estabelecerá a estrutura administrativa do Governo Jair Bolsonaro.

Assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no primeiro dia de Governo, a Medida Provisória 870, estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios. A MP recebeu 541 emendas parlamentares e, segundo Bezerra, a proposta do governo é atender algumas delas.

“Nossa expectativa é marcar a data de votação [na Comissão] para a próxima quarta-feira [8]. E que, aprovado [na comissão], [o plenário da] Câmara possa apreciar o relatório já na semana seguinte, ou na outra [ou seja, até o dia 24]”, disse Bezerra, lembrando que o prazo de validade da MP vence no dia 3 de junho. “É importante votar, na Câmara, até o dia 20 para, então, votarmos no Senado nos últimos dez dias”, acrescentou o parlamentar.

Bezerra também defendeu a permanência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça e Segurança Pública, para onde foi transferido no início do ano, com a reforma administrativa resultante da MP 870 e a consequente extinção do Ministério da Fazenda. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, tem defendido que o órgão responsável por, entre outras coisas, identificar e examinar movimentações financeiras suspeitas e comunicá-las às autoridades competentes permaneça sob sua responsabilidade.

“Eu trouxe uma boa notícia ao ministro Moro. Após ouvir os presidentes da Câmara e do Senado e o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, nós vamos manter o Coaf no Ministério da Justiça e Segurança Pública no nosso relatório”, antecipou Bezerra, destacando que a aprovação da sugestão depende do trabalho de convencimento dos parlamentares.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.