Ibama nega licença para perfuração de petróleo na foz do Rio Amazonas

  • Por Jovem Pan
  • 07/12/2018 20h57
Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo Com cerca de 7 mil quilômetros o Rio Amazonas é um dos mais extensos do mundo

O Ibama negou a licença ambiental que permitiria a perfuração da foz do Rio Amazonas para exploração de blocos de petróleo e gás. Segundo o órgão, o indeferimento deve-se a um “conjunto de problemas técnicos identificados ao longo de processo de licenciamento”. O pedido havia sido feito pela empresa Total E&P do Brasil.

A presidente do Ibama, Suely Araújo, confirmou em despacho um parecer técnico do instituto que aponta a existência de “profundas incertezas relacionadas ao Plano de Emergência Individual (PEI) de empreendimento, agravadas pela possibilidade de vazamento de óleo”. A situação poderia afetar a biodiversidade da região “de forma mais ampla”.

A conclusão do relatório é de que outros problemas identificados pela equipe técnica da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás também não foram sanados. O órgão federal declarou que garantiu “todas as oportunidades possíveis para que a empresa complementasse e esclarecesse os problemas técnicos apontados”.

Números

Neste ano, o Ibama emitiu para o setor de petróleo e gás 24 licenças e autorizações para atividades sísmicas, 20 para perfuração e 46 para produção.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.