Incêndio atinge depósito da Cinemateca Brasileira em São Paulo

Segundo os bombeiros, por volta das 21h40 o fogo foi controlado e estava em fase de rescaldo; não há informações até o momento sobre dimensão dos danos

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2021 18h53 - Atualizado em 29/07/2021 22h07
RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Estabelecimento com corpo de bombeiros na frente após apagar incêndio Pelo menos 17 viaturas foram enviadas ao local

Um incêndio atingiu o depósito da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 29. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo por volta das 18h. Segundo a corporação, 15 viaturas atuaram na ocorrência e às 21h40 a equipe fazia o rescaldo do espaço. Fotos de rolos de filme danificados no chão foram divulgados pelos bombeiros. Não há registro de vítimas. Até o momento, não há confirmação sobre quais áreas do imóvel foram atingidas. O prédio não é a sede principal da Cinemateca, mas abriga rolos de filmes, o acervo da Programadora Brasil e equipes museológicas. Em abril deste ano, trabalhadores do órgão assinaram um manifesto no qual alertaram sobre “os riscos que correm o acervo, os equipamentos, as bases de dados e a edificação da instituição”.

“A possibilidade de autocombustão das películas em nitrato de celulose, e o consequente risco de incêndio frequentemente recebem mais atenção da mídia e do público. A instituição enfrentou quatro incêndios em seus 74 anos, sendo o último em 2016, com a destruição de cerca de 500 obras. O risco de um novo incêndio é real”, escreveram. O secretário Mário Frias está cumprindo agenda junto ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em Roma, e afirmou que a PF tomará as devidas providências para saber se o incêndio foi criminoso. “Tenho compromisso com o acervo ali guardado, por isso mesmo quero entender o que aconteceu”, disse.

Em nota, a Secretaria Especial de Cultura, responsável pela administração do prédio, lamentou o ocorrido e afirmou que acompanha de perto o incêndio. “Cabe registrar que todo o sistema de climatização do espaço passou por manutenção há cerca de um mês como parte do esforço do governo federal para manter o acervo da instituição. A Secretaria já solicitou apoio à Polícia Federal para investigação das causas do incêndio e só após o seu controle total pelo Corpo de Bombeiros que atua no local poderá determinar o impacto e as ações necessárias para uma eventual recuperação do acervo e, também, do espaço físico. Por fim, o governo federal, por meio da Secretaria, reafirma o seu compromisso com o espaço e com a manutenção de sua história”, diz o documento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.