Instagram classifica como ‘falsa’ e oculta publicação de Bolsonaro

O presidente compartilhou um post que afirmava que o Ceará teve mais mortes por doenças respiratórias no ano passado do que neste ano

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2020 15h19 - Atualizado em 12/05/2020 15h36
Wagner Pires/Estadão Conteúdo Jair Bolsonaro é o atual presidente do Brasil

O Instagram ocultou nesta terça-feira (12) uma informação classificada como “falsa” que foi compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro nos stories. A imagem diz que “o número de mortes causadas por doenças respiratórias no Ceará caiu de 2019 para 2020”.

Segundo o Instagram, o conteúdo foi checado por “verificadores de fatos independentes” que afirmaram tratar-se de uma informação falsa. No próprio post do presidente, a rede social, que pertence ao Facebook, explica os motivos pelos quais ocultou o story. O Instagram informa que a Agência Lupa verificou as informações e concluiu que é “falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”.

O post republicado pelo presidente foi compartilhado, inicialmente, pelo deputado estadual do Ceará André Fernandes, que afirma que as informações foram coletadas do “site do portal da transparência de Registro Civil”.

Não é a primeira vez que isso acontece com posts compartilhados pelo presidente. Em março, o Twitter apagou dois por “violar as regras”. Na época, a rede social afirmou que a ação se deu porque faz parte “de estratégia contínua durante a Covid-19“.

Os dois posts mostravam Jair Bolsonaro caminhando ao lado de outras pessoas – muitas delas sem máscara – e conversando com apoiadores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.