Instituto Lula é pichado com frases contra o ex-presidente

  • Por Agência Brasil
  • 05/03/2016 13h04
SP - LAVA JATO/INSTITUTO LULA/PICHAÇÃO - POLÍTICA - Um dia depois do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante condução coercitiva (quando o investigado é levado para depor) como parte da 24ª fase da Operação Lava Jato, a fachada do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista, amanheceu pichada com os dizeres: "Luladrão basta de corrupção, sua hora chegou corrupto". 05/03/2016 - Foto: MARCELO GONCALVES/SIGMAPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO MARCELO GONCALVES / SIGMAPRESS / ESTADÃO CONTEÚDO Instituto Lula amanhece com pichações

Um portão do Instituto Lula amanheceu com pichações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado (05/03). O ato ocorreu após o ex-presidente ter prestado depoimento na 24ª fase da Operação Lava Jato.

A assessoria de comunicação do instituto informou que lamenta o ocorrido e que a pichação deve ter ocorrido na madrugada. A assessoria informou também que um grupo de apoiadores do ex-presidente Lula decidiu grafitar o local da pichação e “responder a agressão com arte”.

Na sexta-feira (04/03) Lula foi conduzido coercitivamente para depor na sala da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana. Durante as três horas de depoimento, o ex-presidente foi questionado sobre a ligação com o sítio em Atibaia, com o apartamento tríplex no Guarujá e sobre os bens que recebeu nos dois mandatos na presidência do país, que devem ser mantidos por ele como acervo histórico. Depois do depoimento, Lula fez um discurso na sede do PT.

No pronunciamento, na capital paulista, Lula disse que as denúncias são infundadas e que não se calará diante do que diz ser perseguição política. O ex-presidente também criticou a condução coercitiva e disse que jamais se recusou a dar depoimentos à Polícia Federal nas investigações da Operação Lava Jato: “Não precisaria levar uma coerção à minha casa, dos meus filhos. Não precisava, era só ter me comunicado. Antes dele, já fazíamos a coisa correta nesse país. A gente já lutava para fazer a coisa certa nesse país. Lamentavelmente preferiram usar a prepotência, a arrogância, o show de pirotecnia. É lamentável que uma parte do Judiciário esteja trabalhando com a imprensa”.

O procurador da República, Carlos Fernando Lima, que integra a equipe de investigação da Operação Lava Jato, disse que há indícios de que o ex-presidente Lula recebeu o pagamento de vantagens, seja em dinheiro, presentes ou benfeitorias em imóveis das maiores empreiteiras investigadas na operação policial: “As investigações são exatamente no sentido de comprovar ou não a participação do ex-presidente nas decisões de beneficiamento de partidos da base aliada. As investigações já vêm acumulando evidências que o principal beneficiário era o governo do PT, fica claro que os benefícios políticos colhidos foram de Lula e da atual presidente”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.