Investigação sobre fraude na eleição do Senado está em fase final

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2019 18h03 - Atualizado em 13/05/2019 18h22
Edilson Rodrigues/Agência Senado Já se passaram 100 dias desde que Alcolumbre assumiu a presidência da Corte

A investigação da suspeita de fraude na eleição que tornou o senador Davi Alcolumbre (DEM) presidente do Senado pode ser encerrada na semana que vem, quando Alcolumbre, que está em Nova York, retornará a Brasília. O responsável pelo inquérito, senador Roberto Rocha (PSDB), falou, nesta segunda-feira (13), que o caso está sendo tratado com extremo cuidado. “Na dúvida, não se pode acusar ninguém”, afirmou.

As suspeitas ocorreram quando, no primeiro dia de votação, apareceram 82 votos na urna, sendo que há somente 81 senadores na Casa.

Rocha contou que chegou a conversar sobre o assunto com o ministro da Justiça, Sergio Moro, e foi orientado a consultar um delegado da Polícia Federal, mas desistiu da ideia. “Eu disse ao Moro que mandaria o caso, se ficasse sob os cuidados dele”, declarou ao explicar porque preferiu que a Polícia do Senado se encarregasse das investigações: “Eu não quis, não quero e não vou deixar isso na mão de qualquer delegado [da Polícia Federal] porque senão pode virar circo, uma espetacularização”.

De acordo com ele, estão sendo apuradas imagens da hora em que os votos foram colocados na urna. O objetivo é identificar se o que está sendo depositado é um envelope ou simplesmente uma cédula. Além das imagens da TV Senado, que transmitia a sessão ao vivo, câmeras de segurança do plenário também estão sendo periciadas.

Já se passaram 100 dias desde que Alcolumbre assumiu a presidência da Corte. O senador Major Olímpio disse que esse tempo é mais do que suficiente para uma resposta. Ele foi o primeiro parlamentar a entregar um pedido para averiguação dos fatos.

“Queremos uma reposta disso. Acho que já houve tempo suficiente para fazer uma varredura para identificação do autor ou dos autores. Não dá pra dizer que já passou. Não dá pra dizer que é uma apuração impossível quando você tem imagens da Casa, de celulares, de outras emissoras. Dizer que não há elucidação seria um deboche”, avaliou.

Balanço

Um balanço dos 100 dias da Legislatura, divulgado nesta segunda-feira (13) pela presidência do Senado, destacou 71 proposições apreciadas pelos senadores em 2019. O número, segundo levantamento da Secretaria-geral da Mesa da Casa, supera a produtividade legislativa em relação ao mesmo período desde 1999 e inclui a análise de propostas de emenda à Constituição, medidas provisórias, projetos de lei, de decreto legislativo e de resolução.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.