Após crise com China, Bolsonaro liga para Xi Jinping: ‘Reafirmamos nossos laços de amizade’

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2020 11h28 - Atualizado em 24/03/2020 11h29
Joédson Alves/EFE Na foto, Xi Jinping e Jair Bolsonaro durante encontro em 2019

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por meio de uma ligação telefônica na manhã desta terça-feira (24). A informação foi revelada pelo embaixador do país asiático no Brasil, Yan Wanming. O contato ocorre seis dias depois de uma crise diplomática causada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O filho do presidente brasileiro fez uma publicação, na quarta-feira (18), acusando a China de ter escondido informações sobre o início da pandemia do coronavírus.

Yanming afirmou que a conversa entre Bolsonaro e Jinping foi realizada em um ambiente “muito cordial e amistoso” e revelou que ambos alcançaram “importantes consensos”.

O embaixador, inclusive, listou quais foram esses consensos. Veja abaixo:

1 – Os dois presidentes afirmaram o compromisso conjunto de dar continuidade ao estreito diálogo a favor do desenvolvimento saudável, estável e constante da Parceria Estratégica Global numa base mais forte e mais durável.

2 – Reiteraram o compromisso com a estabilização e ampliação da parceria comercial, em especial neste contexto desafiador, contribuindo para responder ao impacto causado pela Covid-19 na economia mundial e a se empenhar para retomar o crescimento econômico e comercial do mundo.

3 – Reforçaram a necessidade de aumentar a cooperação no combate e controle da pandemia Covid-19, inclusive nos materiais médicos. Consideram que a única solução correta de vencer a pandemia com maior brevidade é a cooperação internacional.

4 – Manifestaram a importância da cooperação do G-20 no âmbito do combate contra Covid-19 e apoiaram a proposta de Arábia Saudita de celebrar mais rapidamente possível uma videoconferência dos líderes dos países do grupo.

5 – O Presidente Xi Jinping manifestou solidariedade ao governo e ao povo brasileiros e fez voto pelo sucesso nacional o quanto antes no combate à Covid-19 sob a liderança do Presidente Jair Bolsonaro.

 

Bolsonaro também usou a rede social para falar do contato. “Nesta manhã , em ligação telefônica com o Presidente da China, Xi Jinping, reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e ações sobre o Covid-19 e ampliação de nossos laços comerciais”, afirmou.

Na semana passada, apesar da reação dura do embaixador chinês à publicação do filho e deputado federal, Bolsonaro negou que problemas com a China. “Não existe uma palavra contra a China desde que assumi o governo. Nosso relacionamento com Xi Jinping está excepcional, talvez até ligue para ele”, afirmou o presidente.

A China é o principal parceiro comercial do Brasil. Só em 2019, o país asiático comprou US$ 65,4 bilhões em produtos brasileiros. Com a crise com Eduardo Bolsonaro, governadores brasileiros passaram a pedir socorro individualmente por meio da Embaixada da China no Brasil.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.