Janot quer impedimento de Gilmar Mendes e volta de Eike à prisão

  • Por Jovem Pan com Agência Brasil
  • 08/05/2017 20h22
Brasília- DF 26-08-2015 Foto Lula Marques/Agência PT Procurador Geral da república, Rodrigo Janot, durante sabatina do senado. Foto: Lula Marques/ Agência PT Lula Marques/AGPT Rodrigo Janot - Ag Brasil

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot encaminhou nesta segunda-feira (8), um pedido à ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, para que o ministro Gilmar Mendes seja declarado impedido de relatar o habeas corpus do empresário Eike Batista, liberado provisoriamente há duas semanas por força de uma liminar expedida pelo ministro. Eike estava preso desde janeiro na Operação Eficiência – desdobramento das Operações Calicute e Lava Jato – por suspeita de ter pago US$ 16,5 milhões em propinas ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB). 

O pedido de Janot baseia-se no fato de que a mulher do ministro Gilmar Mendes é sócia do escritório do advogado Sérgio Bermudes, que atua em diversos processos ligados a Eike Batista. O procurador-geral da República quer também que seja anulada a liminar que libertou o empresário.

A arguição de impedimento foi encaminhada à ministra Cármen Lúcia,  para que ela leve a questão ao plenário. Janot pede ainda que o próprio Gilmar Mendes seja interrogado pelos pares.

Além do impedimento, o procurador-geral da República quer que seja declarada também a suspeição de Mendes para atuar como relator do pedido de liberdade de Eike. Tanto o impedimento como a suspeição são situações que põem em dúvida a imparcialidade do ministro e estão previstas no Código de Processo Civil (CPC) e no Código de Processo Penal (CPP).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.