Lava Jato: Graça Foster contrata o mesmo advogado de Queiroz

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2019 16h15
Tânia Rêgo/ABrEx-presidente da Petrobras é investigada na Operação Pentiti, 64ª da Lava Jato

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster contratou o escritório Klein Advogados para fazer sua defesa na Operação Lava Jato. O titular Paulo Márcio Ennes Klein também é advogado de Fabrício Queiroz, ex-policial militar e ex-assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro, na época em que o filho do presidente da República exercia mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio.

Foster, que presidiu a estatal entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2015, durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, é investigada na Operação Pentiti, 64ª da Lava Jato, deflagrada na última sexta (23). Ela investiga supostos crimes de corrupção envolvendo o Banco BTG Pactual e a Petrobras na exploração do pré-sal e “em projeto de desinvestimento de ativos” na África.

Revelações do ex-ministro Antônio Palocci e do empresário Marcelo Odebrecht indicam que Foster tinha conhecimento da corrupção instalada na petrolífera, mas não adotou “medidas efetivas” para investigar ou impedir a continuidade do funcionamento do esquema bilionário que favoreceu cartel das gigantes da construção e políticos que lotearam diretorias estratégicas na empresa.

Fabrício Queiroz

Paulo Klein defende Queiroz no inquérito do Ministério Público do Rio que reúne dados compartilhados da Unidade de Inteligência Financeira, ex-Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), que apontaram movimentação atípica de R$ 1,2 milhão. Em abril de 2019, a Justiça determinou a quebra do sigilo fiscal e bancário dele e de outras 84 pessoas e 9 empresas, no período entre 2007 e 2018.

Nesta sexta (30), a revista “Veja” informou que Queiroz está internado no Hospital Albert Einstein para tratamento contra um câncer no intestino.

*Com Estadão Conteúdo