Líderes do Brics se reúnem em Brasília; acompanhe ao vivo

  • Por Jovem Pan
  • 14/11/2019 11h31 - Atualizado em 14/11/2019 11h37
EFE Após a reunião, líderes encerarão a Cúpula em um almoço no Itamaraty

A 11ª Reunião de Cúpula do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul) aconteça, nesta quinta-feira (14), em Brasília. Os chefes de Estado dos cinco países chegaram ao Palácio do Itamaraty por volta das 9 horas e, em seguida, tiraram a foto oficial do encontro.

Após a reunião, o presidente Jair Bolsonaro e os outro quatro líderes – os presidentes Vladimir Putin (Rússia), Xi Jiping (China), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e o primeiro-ministro Nahendra Modi (Índia) – farão uma sessão plenária, na qual apresentarão as conclusões obtidas no encontro e anunciarão acordos de cooperação.

Acompanhe ao vivo:

#BRICSnoBrasil �Estamos ao VIVO! Acompanhe a cobertura especial da #tvbrasil sobre a 11ª Cúpula de líderes do #BRICS� Com Ministério das Relações Exteriores

#BRICSnoBrasil 🎥Estamos ao VIVO! Acompanhe a cobertura especial da #tvbrasil sobre a 11ª Cúpula de líderes do #BRICS📺 Com Ministério das Relações Exteriores

Posted by TV BrasilGov on Thursday, November 14, 2019

Está previsto, ainda, um encontro com o Conselho Empresarial do Brics, no qual líderes empresariais apresentarão uma lista de 23 recomendações para facilitar o comércio entre integrantes do grupo; fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD); desenvolver competências profissionais e firmar acordos de cooperação em dez setores, entre os quais indústria 4.0, biotecnologia e infraestrutura.

Às 13 horas, os membros Brics almoçam no Itamaraty, marcando o encerramento da reunião de Cúpula.

Bilaterais

Bolsonaro também participará de encontros bilaterais com os chefes de Estado. Na quarta-feira (13), ele se reuniu com o presidente da China e com o primeiro-ministro da Índia. Na tarde de hoje (14), os encontros são com o presidente russo, às 16h, e, às 17h, com o presidente sul-africano.

Brics

Presidida pelo Brasil, a reunião do Brics tem como lema “Crescimento Econômico para um Futuro Inovador”. Os temas prioritários das reuniões estão relacionados à ciência, tecnologia e inovação, economia digital, saúde e combate à corrupção e ao terrorismo.

Esta é a segunda vez que Brasília sedia a conferência – a primeira foi em 2010. Em 2014, o encontro de cúpula aconteceu em Fortaleza, no Ceará.

Em 2020, a Rússia assumirá a presidência rotativa do Brics.

Juntos, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (cujas iniciais, em inglês, deram nome ao grupo) reúnem uma população de cerca de 3,1 bilhões de pessoas, o que equivale a aproximadamente 41% da população mundial, e responde por 18% do comércio mundial.

*Com informações da Agência Brasil

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.