Lula anuncia apoio federal para reconstrução de rodovias no RS após enchentes

Durante um pronunciamento após sobrevoar a região metropolitana de Porto Alegre, petista afirmou que o Ministério dos Transportes irá auxiliar na recuperação das estradas estaduais

  • Por da Redação
  • 05/05/2024 15h59 - Atualizado em 05/05/2024 21h40
RAFAEL ROSA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO Após pousar na Base Aérea de Canoas (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador do RS, Eduardo Leite, se dirigiu para o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, na zona leste de Porto Alegre (RS), onde está em funcionamento um centro de operações do Exército, instalado para lidar com os efeitos dos desastres no Estado Ao lado do governador Eduardo Leite, Lula faz pronunciamento no centro de operações montado pelo Exército

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou neste domingo (5) que o governo federal irá apoiar a reconstrução das rodovias danificadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Acompanhado por representantes dos Três Poderes, Lula garantiu que as verbas necessárias estão asseguradas e prometeu agilizar os processos burocráticos para as obras. Durante um pronunciamento após sobrevoar a região metropolitana de Porto Alegre, o petista afirmou que o Ministério dos Transportes irá auxiliar na recuperação das estradas estaduais, reconhecendo a difícil situação financeira do estado e a necessidade de resolver os problemas nas estradas. O presidente ressaltou a importância de atuar de forma preventiva para minimizar os impactos de eventos climáticos extremos. “Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandeza deste Estado”, destacou o presidente.

Essa foi a segunda visita de Lula ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes. A comitiva, que incluí autoridades como o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, sobrevoou a região para avaliar os estragos causados pelas inundações e discutir medidas de apoio. O governador Eduardo Leite (PSDB) alertou para a gravidade da situação, destacando o risco de desabastecimento e colapso em diversas áreas do Estado. Ele ressaltou a importância de retomar as atividades da indústria gaúcha, que foi severamente afetada pelas enchentes.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também pediu a chegada urgente de recursos para iniciar os trabalhos de reconstrução. Até o momento, o Rio Grande do Sul contabiliza 78 mortes, 175 feridos e 105 pessoas desaparecidas em decorrência das enchentes. Mais de 781 mil moradores foram afetados pelos temporais, evidenciando a urgência das ações de socorro e reconstrução para minimizar os impactos da catástrofe.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.