Maioria dos eleitores de São Luís aprova governos municipal, estadual e federal

Segundo o Paraná Pesquisas, gestões de Eduardo Braide (PSD), Carlos Orleans Brandão Júnior (PSB) e Lula (PT) são bem avaliadas pelos moradores da capital do Maranhão

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2023 11h28
Reprodução/Instagram @eduardobraide, @carlosbrandaoma e Ricardo Stuckert / PR Eduardo Braide, Carlos Brandão e Lula Gestões municipal, estadual e federal são bem avaliadas pela população de São Luís

A maioria dos eleitores da cidade de São Luís, capital do Maranhão, aprova as gestões do prefeito Eduardo Braide (PSD), do governador Carlos Orleans Brandão Júnior (PSB) e do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra o novo levantamento elaborado pelo Instituto Paraná Pesquisas, que ouviu 722 eleitores entre os dias 28 de setembro e 01 de outubro. A gestão de Braide no comando da prefeitura é aprovada por 65,5% da população, contra 29,9% de rejeição. Ao classificarem a gestão do prefeito, 9,6% disse considerar a administração Ótima, enquanto outros 34,5% consideram o trabalho como Bom. Para 35%, o trabalho é regular, enquanto que para 7,9% a gestão é ruim e para outros 12% a administração é péssima.

Ao analisarem o trabalho de Carlos Orleans Brandão Júnior no Executivo Estadual, 53,5% dos eleitores da capital disseram aprovar a gestão, enquanto outros 41,3% desaprovam a administração. Segundo a pesquisa, 41,1% dos eleitores consideram o trabalho como Regular, enquanto 25,6% consideram Boa e 4,8% classificam a gestão como Ótima. Por outro lado, 9,3% dos eleitores avaliam a gestão como Ruim e outros 17% como Péssima. Por fim, ao avaliarem o terceiro mandato de Lula como presidente, 57,6% dos eleitores disseram aprovar a gestão, contra 39,4% que desaprovam o trabalho do petista. Outros 3% não souberam responder. Na avaliação dos moradores da capital, 18,1% consideram a gestão Ótima e 27,6% a classificam como Boa. Do outro lado, 6,4% classificaram como Ruim e outras 25,2% como Péssima, enquanto 21,5% consideraram Regular.

Projetando a disputa pela prefeitura de São Luís nas eleições municipais de 2024, Braide aparece como favorito nos dois cenários propostos pela Paraná Pesquisas. No primeiro, o atual prefeito soma 34,8% dos votos, contra 22,6% de Duarte Junior (PSB) e 11,4% de Edivaldo Holanda Jr. Já no segundo cenário, sem a presença de Edivaldo, Braide soma 42,7% dos votos, contra 26,5% de Duarte e 10,1% de Neto Evangelista (União Brasil).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.