Pará e Espírito Santo se preparam para possível chegada de manchas de óleo

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2019 21h40
EFE/Marcos Rodrigues Em ambos os estados, as secretarias de Meio Ambiente e a Defesa Civil já foram acionadas

Os estados do Pará, na região Norte, e do Espírito Santo, na região Sudeste, já montaram equipes para monitorar a possível chegada do óleo que atinge nove estados do Nordeste.

O governo paraense montou, preventivamente, equipes para monitorar os municípios da costa. Já o Espírito Santo conta com um comitê de emergência ambiental para lidar com a chegada do óleo. Em ambos os estados, as secretarias de Meio Ambiente e a Defesa Civil já foram acionadas.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo, não é possível determinar a chegada do óleo às praias capixabas, porém o monitoramento é contínuo.

Ações contra o óleo

Marinha informou nesta quinta-feira (24) que, até a última terça, foram recolhidas mais de 1 mil toneladas de resíduos das praias do Nordeste. De acordo com a instituição, desse número, quase a metade teve a destinação final realizada.

Esse trabalho tem sido feito por meio de uma interlocução direta com os estados afetados, articulações com o Sindicato Nacional das Indústrias de Cimento (SNIC) e com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Hoje, o presidente em exercício, Davi Alcolumbre, anunciou durante visita à praia de Barra de São Miguel, em Alagoas, uma medida provisória (MP) para ajudar a minimizar os danos ambientais causados pelo petróleo de origem desconhecida que atinge a região. Ele ainda informou que assinará um decreto presidencial para estender por mais dois meses o seguro-defesa dos pescadores do litoral nordestino.

O governo lançou um site chamado Mancha no Litoral, que agrega notícias e ações relativas às manchas de óleo nos estados afetados. O portal mantém um mapa das regiões afetadas e quais ações o governo federal tomou nas respectivas localidades.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.